quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Carnaval Sadino

Apesar das parecenças com a palavra “sádico”, o Carnaval Sadino de cruel ou perverso não tem nada.
Um jantar numa conhecida marisqueira da Avenida Luísa Todi foi o suficiente para reconhecer o espírito carnavalesco que se faz sentir em território da margem sul do Tejo a propósito das celebrações do Entrudo.
Entre divertidas máscaras, perucas, disfarces e fatiotas, estava presente naquele restaurante, cujo prato de lulas cortadinhas muito deixou a desejar dada a quantidade de cebola fatiada ultrapassar em larga escala a do molusco, um grupo digno de especial destaque: O gang dos super heróis!
Do célebre Super-Homem, com o seu cabelo de plástico penteadinho, à Batwoman com mini-capa, mini-saia e mini-pudor, ao Capitão América com o capacete de asas a confirmar que é o mais fashion dos Deuses da BD, ao hilariante Incredible (o Pai) no seu conjunto apertado sunga preta-cinto amarelo, de largura e altura semelhantes ao personagem animado mas que em vez da massa muscular de espuma que todos os outros heróis envergavam aproveitava a sua basta e robusta massa adiposa para encher o fato.
Entretida com a variedade de personagens históricas, infantis e contemporâneas no estabelecimento, quase me escapava um super herói sentado à minha esquerda com quem, não fosse uma separação de escassos centímetros improvisada pelo Aladino-de-sala e pela Sevilhana-de-mesa, partilhava na prática a mesma mesa.
Só depois de devorados o pão, manteiga e azeitonas do tão habitual couvert português - do qual dispensei uns rolinhos de patê duvidoso - reparo que esta figura quadrangular que acreditei pertencer ao grupo "mascarados de musculados" na pele de qualquer coisa como o Homem-esteróide, era efectivamente o Homem-Esteróide mas não mascarado.
Deste facto apercebi-me quando chegaram os seus companheiros de mesa: o Homem-Proteína, sua namorada a Rainha-do-fitness e a esposa do primeiro, a Proprietária-do-ginásio-que-também-dá-uma-perninha-na-recepção-aos-fins-de-semana-e-feriados.
O jantar terminou em grande com uma entrada triunfal ao som de buzinadelas.
Por entre mesas, faraós, peterpans, prisioneiros de alcatraz e outros foliões, uma donzela de cachos loiros pelo ombro, pelos escuros no peito e vestido branco virginal armado, ao volante de uma lambreta datada, acelerou rumo à cozinha de onde ninguém mais a viu sair.
É caso para gritar à moda das marchas populares: “Ai é, é, é, Setúbal é que é!”

2 comentários:

  1. Só tu para te ires passear para as margens do Sado!
    Apesar de certas fotos que tens, em que enverguei determinados chapéus, fujo do Carnaval como o diabo da cruz!

    (gosto do ritmo de postagem; o consumo regular de kiwis ajuda a tornar regular muitas coisas...)

    ResponderEliminar
  2. Belas fotos essas dos chapéus. Eras definitivamente o mais expressivo dos fotografados. E ficavam-te lindamente os adereços.

    ResponderEliminar