terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

274 à Paiva Couceiro...chhrrrghrr...274 à Paiva Couceiro

Quantos de nós não ouvimos já, numa dessas viagens de táxi pela cidade da luz, a senhora da retalis, com a sua voz de cana rachada, a chamar um táxi para a Paiva Couceiro?
"Eu, pessoalmente" (como dizia a outra) já ouvi, e o meu amigo Kentucky (nickname) também. No que toca a carros de praça, posso dizer que este adepto do serviço de chauffeur tem um verdadeiro dicionário de expressões e linguagem.
Largos anos da minha vida a ouvir falar da Praça Paiva Couceiro, nomeadamente em frases como "Retalis... 274 à Paiva Couceiro" e permanecia, até há umas horas atrás, sem saber quem teria sido o senhor que baptizou um dos arruamentos da nossa cidade com maior ratio de circulação de táxis por quilometro.
Pois bem, Henrique Mitchell de Paiva Couceiro, nascido a 30 de Dezembro de 1861, foi militar, administrador colonial e político. Esteve por trás das incursões monárquicas contra a Primeira República, tendo comandado a de 1911, participado na de 1912 e presidido a Monarquia do Norte, que durou de 19 de Janeiro a 13 de Fevereiro de 1919. Por este motivo e pela fidelidade monárquica o chamaram de "O Paladino".
Aqui fica uma brevíssima biografia de um nome que tantas vezes passa na boca dos nossos taxistas. E cujo bigode os poderia inspirar também.

3 comentários:

  1. Cara amiga, achei interessantíssimo o seu artigo sobre Paiva Couceiro. Imagine que quem me o mostrou foi uma das minhas alunas, que tomou conhecimento do seu divertido blog através de uma outra amiga, e sabe que mais? Quis o destino trazer-me nos anos sessenta da minha Portalegre natal para... a Paiva Couceiro! Que era meu parente afastadíssimo! E você agora no seu blog, a falar de um local para mim tão pleno de memórias...! Que tonta, nem me apresentei devidamente. Sou aposentada do ensino e dou aulas privadas em casa a jovens sobre cultura geral, literatura e filologia e estou a iniciar-me nestas coisas da internet. Sempre fui muita amiga da leitura e dos livros e vou agora concerteza seguir o seu blog de perto com um olho atento. Dou-lhe os meus parabéns e envio-lhe um abraço. Maria Manuela Vagem.

    ResponderEliminar
  2. Ó Charlla é bom haver pessoas como tu que nos ensinam quem são estes portugueses com nomes de ruas... Ou estas ruas com nomes de portugueses...

    ResponderEliminar
  3. Os míticos autocarros com a inscrição P.P. Couceiro, além dos táxis...
    Charla, dinamiza lá a coisa, há que postar com mais regularidade!
    DCALF

    ResponderEliminar